Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Ter | 05.01.16

Anti-inflamatório natural para o intestino

André

Acredita-se que a microbiota intestinal é alimentada por refeições ricas num determinado tipo de fibra alimentar, o chamado amido resistente.

 

leguminosas.jpg

O amido resistente, é um tipo de amido que não é digerido no estômago, nem no intestino delgado, chegando intacto ao intestino grosso. No intestino temos bactérias boas outras não tão boas. As bactérias boas alimentam-se do amido resistente e produzem ácidos gordos de cadeia curta (através da fermentação), um dos mais importantes é o butirato, que tem vários efeitos benéficos no cólon e em toda a saúde; aumenta o metabolismo, diminui a inflamação e aumenta a resistência ao stress.

 

Há casos conhecidos em que se utiliza enemassuplementos orais de butirato para tratar as doenças inflamatórias intestinais, como são a colite ulcerosa e doença de crohn. Alguns investigadores sugerem mesmo que as inflamações no intestino podem ser causadas ou exacerbadas em primeiro lugar por uma deficiência de butirato.

 

 

Deixo-vos um vídeo bastante interessante que foi partilhado no facebook pelo amigo Gabriel Mateus, que explica em pormenor o papel do amido no intestino e no fundo acaba também por criar mais dúvidas sobre o consumo ou não de leguminosas em pessoas com colite ulcerosa. Do ponto de vista destes estudos, eu diria que são mais os benefícios do que malefícios.

 

 

 

Referências:

  1. Chris Kresser; How Resistant Starch Will Help to Make You Healthier and Thinner;
  2. Stephan Guyenet, Butyric Acid: an Ancient Controller of Metabolism, Inflammation and Stress Resistance?;
  3. Department of Medicine, University of Würzburg, Germany; Effect of butyrate enemas on the colonic mucosa in distal ulcerative colitis;
  4. First Department of Medicine, IRCCS Policlinico S. Matteo, University of Pavia, Pavia, Italy; Oral butyrate for mildly to moderately active Crohn's disease.