Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Ter | 05.04.16

A surpreendente hormona

André

Nos últimos anos a ciência tem vindo a mostrar que a hormona oxitocina tem uma ação moduladora do cérebro e do comportamento humano, modulando as emoções e o comportamento tanto em homens como mulheres.

oxitocina.png

O contato afetivo e respeitoso, abraçar alguém com vontade ou apenas cumprimentar, são responsáveis pela libertação de níveis reduzidos de oxitocina - tanto em nós, como em quem abraçamos.

Existem mesmo algumas provas que o simples ato de observar ou pensar em alguém com boas intenções, pode também libertar oxitocina.

 

Há relatos que a oxitocina também tem propriedades anti-inflamatórias, havendo estudos que relacionam um baixo nível de oxitocina em crianças com dores abdominais recorrentes.

 

Um estudo desenvolvido na Universitade de Marmara na Turquia, mostrou que os efeitos ansiolíticos e antioxidantes da oxitocina são mediadas através de seus receptores, uma vez que atosiban (usado em medicação intravenosa) reverteu o efeito protetor da oxitocina sobre prejuízo para o cólon, bloqueando o seu efeito de aliviar o stress.

 

Atualmente basta consultar a Internet para termos relatos científicos sobre os efeitos que a oxitocina promove em nós:

Aumenta a auto-confiança e a sensação de segurança; Induz calma e repouso; Estimula e facilita o estabelecimento de relações pessoais amigáveis; Predispõe para aceitar e receber expressões de carinho; Aumenta a capacidade de aprendizagem; Estimula e facilita o estabelecimento de confiança nas relações pessoais e sociais; Diminui a agressividade da resposta face a comportamentos sociais não amistosos; Diminui os sinais de ansiedade e depressão; Promove as relações sociais positivas; Incrementa a generosidade e as atitudes altruístas; Aumenta os níveis de conforto e de bem-estar ajudando a diminuir tensões e dores crónicas, etc.

 

Rolando Toro o criador da Biodanza dizia:

Por melhores que sejam as nossas intenções, se agirmos a partir das nossas experiências de dor, de medo, de repressão, de depressão, de angústia, de cólera, de violência, nós seremos, quanto muito, uns revoltados. Na pior das hipóteses seremos submissos. E na maior parte do tempo seremos combatentes, carrascos e vítimas.

É da parte amorosa, hedonista, generosa, ousada, criativa, sensual, entusiasta, terna, imaginativa, poderosa, protetora, visionária sobre nós mesmos, que pode surgir a resposta que nasce do apelo da vida em nós.

 

Referências:

  1. Plasma oxytocin in children with recurrent abdominal pain; Huddinge Hospital, Sweden. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15097440
  2. Combined administration of secretin and oxytocin inhibits chronic colitis and associated activation of forebrain neurons; Columbia University College of Physicians and Surgeons, New York. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20210978
  3. Oxytocin treatment alleviates stress-aggravated colitis by a receptor-dependent mechanism; Marmara University, Istanmbul, Turkey. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19931575
  4. A oxitocina e os seus efeitos na saúde. Disponível em: http://portugalmundial.com/2013/06/alquimia-corporal-a-oxitocina-e-os-seus-efeitos-na-saude/#

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.