Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Ter | 13.04.21

A última oportunidade?

André

Tenho colite ulcerosa há 22 anos e durante este período já passei por muitas experiências emocionais, físicas, e tenho feito vários tipos de tratamento e em cada um deles acreditava que poderia ser o último, e que a doença entraria em remissão durante longos anos.

 

Com isto em mente, há quase 7 anos iniciava o tratamento biológico com o fármaco infliximab, o meu organismo reagiu bem no início, mas passado 1 ano começou a perder sangue.

Como essas perdas continuaram (quase diariamente), passado 4 anos mudei de tratamento e iniciei infusões com o fármaco vedozulimab.

 

Os resultados não têm sido muito diferentes, mantiveram-se as perdas de sangue e a colite não chegou a entrar em remissão.

 

Apesar de serem quase 6 anos de perdas regulares de sangue, tenho-me sentido muito bem, com grande energia, mas a inflamação continua ativa. Como a minha médica alertou-me, que este longo período com o intestino inflamado poderei desenvolver algo mais grave, como um cancro colorretal.

Faço uma alimentação que me ajuda a proteger o desenvolvimento deste tipo de cancro, mas infelizmente não tem sido suficiente para a colite entrar completamente em remissão.

O que posso fazer mais?

 

No primeiro ano em que tive perdas regulares de sangue, não via a hora de aquilo não passar de sonho mau, depois fui-me habituando.

Mudar a medicação?

 

A minha médica tem-me dito que o meu caso não é muito comum, por estar bem e ao mesmo tempo continuo a perder sangue, por isso sugeriu mudar mais uma vez de fármaco para o tofacitinib. Também é biológico, e  é tomado em comprimidos.

Tofacitinib.jpg

Vou iniciar este tratamento com uma dosagem de 20mg diárias (10mg de manhã e 10 à noite).

 

E quando tiver os primeiros resultados/conclusões partilharei aqui convosco.