Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Qua | 18.11.15

Associação entre as DII e a deficiência de vitamina D

André

A vitamina D desempenha um papel relevante em várias doenças mediadas pelo sistema imunológico, mas a sua associação com doença inflamatória do intestino (DII) ainda não é muito clara. As razões para a deficiência desta vitamina são: diminuição da exposição à luz solar, alimentação inadequada, lesões inflamatórias da mucosa intestinal.

sol.jpgUma meta-análise realizada por um conjunto de hospitais e universidades dos EUA e Itália avaliaram uma possível associação entre as DII e a deficiência de vitamina D.

Esta meta-análise mostrou que os pacientes com DII tinham 64% maiores probabilidades de ter deficiência de vitamina D, quando comparados com pessoas sem esta patologia. Enquanto os pacientes com colite ulcerosa tinham mais do dobro das hipóteses de deficiência desta vitamina, quando comparados com o mesmo tipo de grupo, conclui-se assim que as doenças inflamatórias intestinais são significativamente associadas a ter maiores probabilidades de deficiência de vitamina D. Nestes casos poder-se-á optar pela suplementação de Vitamina D.

 

Também a incidência de deficiência de vitamina D, combinada com a descoberta de risco elevado de vários cancros, sugere que níveis baixos desta vitamina podem contribuir para várias mortes prematuras resultantes de cancro do cólon, mama, ovário e próstata, entre outros.

 

Referências: