Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Seg | 09.11.15

Cacau quente

André
Quando era criança/adolescente gostava de beber leite com chocolate, mas o mesmo dava-me "volta" aos intestinos, mal sabia eu que isso poderia ser um indicador do diagnóstico que uns anos mais tarde se revelou, tenho uma inflamação crónica dos intestinos.
 
Devido a esse factor, a alimentação é uma preocupação natural. No curso que estou a frequentar Fazer da Cozinha uma Farmácia aprendi uma receita simples e mais saudável que é o cacau quente com bebida vegetal com cálcio.

cacau_quente2.JPG

Podemos usar qualquer tipo de bebida vegetal, mas recomendo que a mesma seja enriquecida com cálcio, sobretudo por o consumo do mesmo estar associado a um risco inferior de cancro colorretal conforme consta num relatório apresentado pelo World Cancer Research Fund. As tâmaras, embora muito doces, são muito ricas em fibra (14gr de tâmaras = 1gr de fibra), vitaminas e minerais, o que poderá explicar o facto de vários estudos sugerirem que tenha um índice glicémico baixo, sendo tolerado mesmo por diabéticos. O cacau não fermentado tem uma concentração de polifenóis de 7g em 100 g. O cacau em pó, a parte do fruto sem a gordura, tem uma das concentrações mais altas de polifenóis de qualquer alimento. 

 

Ingredientes:

200 ml de bebida de amêndoa com cálcio

14 gr de pasta de tâmaras (ou 2 tâmaras)

2 colheres de sobremesa de cacau em pó (100% cacau)

 

Deve-se triturar a bebida com as tâmaras, depois acrescenta-se o cacau mexe-se e leva-se ao lume. Para quem tem bimby, deve triturar a bebida com as tâmaras durante 1,30 minutos na velocidade 10, depois acrescenta o cacau e coloca a 50 graus na velocidade 4 durante o tempo necessário para atingir a temperatura.

 

Informações complementares:

  • O cacau não fermentado tem uma concentração de polifenóis de 7g em 100 g. O cacau em pó, a parte do fruto sem a gordura, tem uma das concentrações mais altas de polifenóis de qualquer alimento. Quando consumido com leite, a absorção dos polifenóis presentes no cacau é inferior.

 

Referências:

  1. Vencer a colite. Bebidas vegetais com cálcio. Disponível em:  http://venceracolite.blogs.sapo.pt/bebidas-vegetais-com-calcio-36641
  2. Instituto Nacional de Saúde

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.