Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Qui | 22.10.15

Carnes Vermelhas

André

Está provado que quem tem uma doença inflamatória intestinal, como são o caso da colite e crohn, tem um maior risco de ter cancro colorretal. No curso "Fazer da farmácia uma cozinha", o formador Gabriel Mateus mostra um sem número de evidências da relação entre a alimentação e os vários tipos de cancro.

 

Todos ouvimos dizer que se deve limitar o consumo de carnes vermelhas, o entanto, continuamos a consumi-la e o número de cancros continua a aumentar. Existem evidências que mostram claramente que o consumo das carnes vermelhas e das processadas (salsichas, mortadela, presunto, fiambre,...) aumentam o risco do cancro colorretal. Algumas das recomendações atuais para a prevenção deste tipo de cancro passam mesmo por limitar o consumo das carnes vermelhas (máximo 500gr por semana) e evitar as processadas, assim como as bebidas alcoólicas e fazer exercício físico (American Institute for Cancer Research and World Cancer Research Fund).

Também há uma pequena evidência que sugere que os peixes e também alimentos que contenham vitamina D, protegem contra este tipo de cancro.

recommendations.jpg

Referência:

  1. American Institute for Cancer Research e World Cancer Research Fund. Food, nutrition, physical activity and the prevention of cancer: a global perspective.(download)mapa_riscocancro.jpg