Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Qua | 03.03.21

Colonoscopia

André

A colonoscopia total é um exame que é feito para observar a totalidade do cólon, isto é, do intestino grosso. A colonoscopia é realizada com auxílio a um aparelho denominado colonoscópio, que é um tubo flexível com uma pequena câmara e uma luz na extremidade.

 

Durante a colonoscopia, o médico avalia o cólon para verificar se existe inflamação do intestino, presença de pólipos, de zonas de hemorragia e de outros problemas.

 

A preparação para o exame é sempre desgastante, com a toma de um laxante (klean-prep, plenvu ou outro) e uma dieta líquida que pode variar na duração conforme o organismo de cada um. As recomendações apontam para 2 dias de dieta, no meu caso tenho de fazer um pouco mais, e comecei a preparação para este exame realizado na semana passada com cinco dias de antecedência, e mesmo assim não foi totalmente limpo.

 

O resultado mostra que o intestino ainda está um pouco inflamado, com maior atividade no descendente médio. Há quase 6 anos que a colite não entra em remissão, no entanto não tem afetado o meu dia-a-dia, mas segundo a minha gastrenterologista corro o risco da inflamação agravar-se e derivar em cancro colorretal.

 

Próximos passos?

Depois de iniciar em 2014 a terapêutica biológica com infliximab, e depois de já não estar a responder bem a este medicamento, alterei para o vedozulimab e agora depois deste diagnóstico da colonoscopia, a minha médica recomenda que comece uma nova terapêutica com o biológico tofacitinib.

 

colonoscopia_27FEV21.jpg