Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Sex | 21.11.14

Dilema interior

André

Ontem a minha filha de 3 anos não quis lavar as mãos antes de jantar, eu calmamente (o que nem sempre é fácil) perguntei-lhe se ela queria comer, e ela ignorou-me, tentei explicar-lhe que tinha de lavar as mãos, porque se não o fizesse poderia fazer "dói-dói" e blá-blá-blá…Ela voltou a ignorar-me, então eu lavei as minhas mãos e disse-lhe que ia jantar.

Passados 2/3 minutos, estava eu a sentar-me para jantar, ela aproximou-se de mim e eu então voltei a perguntar-lhe se queria jantar, o que respondeu com um tímido "sim". Então vamos lavar as mãos - retorqui.

Depois de lavar as mãos, ela sentou-se na cadeirinha dela, mas ficou cabisbaixa, sem tocar na comida, então a mãe perguntou-lhe o que se passava e ela disse que estava triste. 2 dedos de conversa para tentarmos saber o que se passava e ela começou a brincar como se nada tivesse acontecido.

 

Porquê esta mudança tão repentina de atitude?

As crianças são muito transparentes, mas aprendem rapidamente a melhor forma de chamar a atenção dos pais, as crianças quando não gostam de algo ou a associam (por exemplo ir à escola) a uma situação negativa, o seu corpo responde para que fique alinhado com o seu pensamento e muitas vezes elas ficam mesmo doentes só para não terem de passar por uma situação que consideram menos boa.

 

Este acontecimento fez-me pensar e relacioná-lo com a colite ulcerosa, de que forma?

Bem, estas situações também acontecem com os adultos, por muito que queiramos estar bem de saúde, também precisamos de atenção, de carinho, acompanhamento… e quando a única forma de o conseguir é ficar doente!?! É um grande dilema, porque aqui surgem 2 forças contrárias, uma que quer ficar bem de saúde e outra que procura atenção das outras pessoas, quem é que vence?

A que tiver a alavanca mais forte e para conseguirmos vencer a colite, precisamos de ser/estar mentalmente muito fortes para derrotar os "inimigos" interiores que tentam boicotar o nosso objetivo! 

2 comentários

Comentar post