Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Ter | 02.02.16

Fator pouco conhecido que pode afetar as DII

André

A vitamina D é uma hormona produzida pela pele quando exposta ao sol. Uma das ações mais importantes desta vitamina, é regular o funcionamento do sistema imunitário.
Perante uma deficiência de vitamina D o sistema imunitário pode perder a sua capacidade de detetar corretamente as células que pertencem e as que não pertencem ao seu organismo e pode desencadear um processo de agressão contra células e tecidos da própria pessoa, agravando assim as doenças auto-imunes, como são as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

 

Há evidências que os pacientes com DII têm maiores probabilidades de ter deficiência de vitamina D, quando comparados com pessoas sem esta patologia. Alertado para este facto fiz análises sanguíneas que mostram o nível de Vitamina D, as quais como seria de esperar identificaram insuficiência da mesma.

 

analisesVitaminaD.jpg

 

O papel exato da vitamina D na colite ainda é desconhecido; no entanto, a vitamina D regula o sistema imunitário e a barreira intestinal, os quais podem ser protetores nas DII e cancro do cólon. Vou iniciar uma suplementação de vitamina D para regular os níveis da mesma.

 

Referências:

 

 

2 comentários

Comentar post