Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais um sinal que chegou a hora de investir em mindfulness

07.11.16 | André

Há uma semana atrás andava um pouco cansado, sobretudo nas pernas, percebi que esse cansaço se devia sobretudo à falta de descanso físico e a um cansaço mental. Estou a atravessar uma fase um pouco estranha, tenho alguma dificuldade em justifica-la ou perceber a sua origem. Ando muito irritado, com falta de paciência, de calma, as coisas mais simples fazem-me confusão. Esta "agitação" que existe na minha cabeça reflete-se no corpo, através do cansaço, da atividade da colite (o pouco sangue que perco não deixa de ser sangue, e tarda em desaparecer completamente).

Mindfulness-Movement.jpg

Tenho praticado mindfulness na forma de meditação, acredito que se conseguir aplicar o mindfulness no meu dia-a-dia, encontrarei o equilíbrio emocional que preciso e isso se refletirá no meu estado de saúde.

 

Existem evidências que a prática continuada de mindfulness ajuda a acabar com os níveis de stress, ajuda a aliviar a dor, existindo mesmo programas específicos para o tratamento e prevenção de doenças auto-imunes, cardíacas, diabetes, enxaquecas, fibromialgia ou até cancro (pois ajuda a combater os seus efeitos secundários).

Estou certo que este é o caminho para o desenvolvimento do meu estado emocional, em tempos identifiquei 5 pilares fundamentais para ter um controlo mais apertado sobre a doença, hoje olho para a componente emocional/mental como o grande pilar. O que é certo é que passado um pouco mais de um ano sobre esse post, esta é a componente onde ainda tenho o caminho mais longo a percorrer.

 

Vejam esta reportagem transmitida na BBC:

 

Referências:

Guardar