Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Dom | 27.07.14

O que é a Colite?

André

O que a Colite Ulcerosa?

Em 2005 fez 5 anos que me foi diagnosticada colite ulcerosa, se nesta altura me perguntassem o que era esta doença, eu provavelmente diria que era uma "ferida" no intestino, mas que não me impedia de fazer nada.

As crises que eu tinha, era o aparecimento de pequenos vestígios de sangue e nestas situações eu apenas alterava a frequência com que tomava o supositório salofalk (passava de dias alternados para todos os dias) e também tomava mais alguns cuidados com a alimentação até os vestígios de sangue desaparecerem por completo.

karate.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde jovem que pratico karaté e neste período tive o privilégio de iniciar o ensino do mesmo, entre o ensino e os meus treinos, apenas descansava 1 dia durante a semana. Também adorava correr e participava em várias corridas, inclusive em meias-maratonas (as últimas em que participei foi em Setembro de 2007, em Brighton Inglaterra e Lisboa).

 

Mas o que é que isto tem a ver com a colite?

Muito...Os médicos diziam que podia fazer desporto, mas para não fazer competição, como é que eu podia fazer desporto sem competir? Em tudo o que faço, gosto de traçar objetivos, no karaté e no atletismo como noutras áreas da minha vida, pretendo fazer sempre mais do que no dia anterior e nada melhor do que me colocar à prova e enfrentar os adversários. No momento (27/jul/2014) em que estou a partilhar isto convosco, eu acredito que a doença não me atormentou neste período, exatamente porque eu fazia aquilo que mais me preenchia e apesar da competição (desportiva neste caso) não ser recomendada pelos médicos, era ao fazê-la que eu me realizava.