Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Vencer a Colite

Criança, adolescente, jovem, desportista, saudável. Aos 22 anos fui diagnosticado com colite ulcerosa, e agora?

Sex | 31.10.14

Pequeno-almoço

André

Durante o sono os nossos níveis energéticos baixam e são apenas utilizados para a manutenção das funções básicas do organismo. O pequeno-almoço sendo a primeira refeição do dia é de extrema importância para repor estes níveis e melhorar o rendimento cognitivo e concentração. Os especialistas dizem que este, deverá corresponder a cerca de 20-25% da energia total do nosso dia e ser rico em hidratos de carbono, rico em proteínas e com baixo teor de gorduras.

 

Há algum tempo a esta parte que venho adaptando a minha alimentação ao meu estado de saúde. Nesta alimentação não faz parte o pão, flocos de cereais, leite e derivados, assim o meu pequeno-almoço é constituído por um batido de fruta e vegetais:

  1. Melão
  2. Cenoura (+ um fio de azeite)

Para diversificar, substituo a cenoura por 1 ou 2 dos seguintes ingredientes: banana / maça / pêssego

pequeno_almoco2.jpg

 

 

Estes alimentos têm a seguinte constituição:

  1. Melão
    FODMAP - baixo
    FIBRA - 0,9g / 100g
    PROTEÍNAS - 0,6g / 100g
    HIDRATOS DE CARBONO - 5,7g / 100g
  2. Cenoura
    FODMAP - baixo
    FIBRA - 2,6g / 100g
    PROTEÍNAS - 0,6g / 100g
    HIDRATOS DE CARBONO - 4,4g / 100g
  3. Banana
    FODMAP - baixo
    FIBRA - 3,1g / 100g
    PROTEÍNAS - 1,6g / 100g
    HIDRATOS DE CARBONO - 21,8g / 100g
  4. Maça
    FODMAP - alto
    FIBRA - 1,9g / 100g
    PROTEÍNAS - 0,2g / 100g
    HIDRATOS DE CARBONO - 12,7g / 100g
  5. Pêssego
    FODMAP - alto
    FIBRA - 2,3g / 100g
    PROTEÍNAS - 0,6g / 100g
    HIDRATOS DE CARBONO - 8,1g / 100g