Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quem sou eu

15.07.19 | André

Foto-perfil.jpg

Nasci e cresci numa vila no Alentejo, que se veio a tornar cidade. Primeiro filho e neto rapaz, fui desejado e acarinhado desde o primeiro dia.

 

Fui uma criança e adolescente super saudável, bem-disposto e energético, que tinha no futebol e nos meus cães Flecha e Lamy as grandes paixões. Passava os dias a jogar futebol com os meus amigos, e alimentava o sonho de me tornar futebolista profissional.

Com 17 anos fui estudar para Lisboa, e também jogar futebol a um nível um pouco mais sério, estive à experiência no Sport Lisboa e Olivais, e meses depois assinei contrato. Era o primeiro passo rumo ao sonho!

Mas a adaptação à capital não estava a ser fácil, o adolescente alegre e energético estava a desaparecer aos poucos, os estudos não corriam bem e não estava a conseguir mostrar todo o meu potencial no futebol.

Inúmeras vezes pensei em desistir de tudo!

Como vou dizer aos meus pais? – Interrogava-me.

A minha mãe queria que eu me formasse, e o meu pai apesar de não me dizer, também alimentava o sonho de me ver a pisar os relvados dos maiores estádios do mundo.

 

Sentia que precisava de voltar para casa, mas queria ser futebolista, e não queria desiludir a minha mãe ao desistir do curso.

O que faço? – Voltava a interrogar-me.

Tentei mudar de curso para uma cidade mais pequena, mas não tive sucesso. Continuei em Lisboa…

 

Com o passar do tempo comecei a sentir com cada vez mais frequência cansaço e dores de barriga, sobretudo quando tinha de regressar a Lisboa depois de um fim-de-semana ou de umas férias.

De indisposição em indisposição, foi um pulinho até começar a perder sangue, e depois de uma primeira colonoscopia chegou o resultado, Colite Ulcerosa, e o sonho estava a esfumar-se.

Como a internet estava a dar os primeiros passos, não pesquisei nada sobre o assunto. Só queria estar bem e praticar desporto.

Anos mais tarde apareceram as famosas crises, que se foram sucedendo quase ininterruptamente durante sensivelmente 6 anos.

 

Foram períodos duros, um grande cansaço, noites sem dormir, sempre a correr para o wc. O que é isto? – Questionava.

Em 2014 mais uma crise, e a medicação não fazia o efeito desejado.

Estava a 5 meses de me casar. Só me imaginava a sair a correr do altar em direção ao wc.

 

E agora?

Adio o casamento?

Ou arrisco a passar uma vergonha em frente à minha futura esposa, amigos e familiares?

 

A imagem de sair a correr do altar em direção a um wc era demasiado assustadora, mas foi ela que me deu forças para MUDAR e arriscar a ser feliz.

 

O que podia mudar?

A alteração mais acessível e rápida seria a alimentação, e comecei a colocar em prática um plano, e nesse período e 5 meses não consumi produtos com açúcar e a única bebida que ingeria era água. Estas foram as duas mudanças com maior impacto, que ajudaram a que 3 meses depois o intestino estivesse menos inflamado e conseguisse fazer uma vida praticamente normal.

Em momento algum deixei a medicação, foram um conjunto de fatores que me ajudaram a chegar a Setembro e celebrar o casamento de uma forma muito tranquila!

 

Hoje olho para o meu interior, aprendi a respeitá-lo, aprendi que o mais importante é estar bem para poder desfrutar de todos os momentos com qualidade!

 

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida, olhando-se para a frente”.

== James McSill ==

 

A ideia de criar este blog surgiu no período de mudança dos 5 meses, e à grande vontade em partilhar os meus desafios, estratégias, descobertas e  ferramentas, para lidar com a colite e me tornar ainda mais saudável!

 

As categorias no menu do blog englobam:

ALIMENTAÇÃO - Nesta primeira categoria, falo da minha alimentação, das recomendações, estudos, descobertas alimentares que estejam direta ou indiretamente relacionadas com a colite ulcerosa e doença de chron.

 

MEDICAÇÃO – Aqui podemos encontrar tudo relacionado com a medicação, tratamentos e suplementos mais utilizados neste tipo de patologia.

 

CORPO & MENTE – Não podemos dissociar o corpo da mente, e nesta categoria encontramos dicas, artigos, reportagens, e muito mais que nos podem ajudar física e mentalmente

 

INSPIRAR - Nesta categoria podemos encontrar tudo o que me inspira como artigos, livros, filmes, histórias pessoais, conversas ou inspirações do dia-a-dia.

 

PLANETA – A nosso planeta, é a nossa casa e é muito preciosa, temos de cuidar dela! Nesta categoria partilho artigos, reportagens, noticias, iniciativas, novidades sobre a temática ambiental.  

 

TESTEMUNHOS – O blog é um espaço de partilha, aqui damos a voz a outras pessoas que têm colite ou chron.

 

O meu contacto:

venceracolite@sapo.pt

2 comentários

Comentar post